Quer Emagrecer - Confira alimentos aliados das dietas


aliadosdasaude.blogspot.com.br

Se você está querendo emagrecer, ou manter o peso, os especialistas indicam alguns alimentos que são aliados da dieta.

Afinal, foi-se o tempo em se pensava que para emagrecer era necessário passar fome. Se alimentando corretamente, fazer dieta não é mais um tormento!


Para fazer isso, uma alimentação saudável e a prática de exercícios é essencial. Mas não é qualquer alimento: a especialista destaca que determinados itens podem ser importantes aliados no processo de emagrecimento e na manutenção de um peso desejável.


“Esses alimentos atuam na aceleração do metabolismo, que é a queima de gordura, no aumento do período de saciedade entre as refeições e no controle do apetite”, explica Natasha.
Por que essa lista de alimentos é tão essencial?

Em geral, toda comida demanda energia do corpo para completar as etapas de digestão. Porém, há alimentos que fazem o metabolismo trabalhar em um ritmo ainda mais acelerado e, por isso, podem estimular um gasto de até 10% a 15% do valor calórico total. Estes são chamados alimentos termogênicos.

aliadosdasaude.blogspot.com.br


Veja a lista de alimentos que queimam mais calorias:
  •  Pimenta vermelha;
  •  Café;
  •  Gengibre;
  •  Pó-de-guaraná;
  •  Cacau;
  •  Canela;
  •  Chá verde;
  •  Kiwi;
  •  Brócolis;
  •  Linhaça.
Além dos termogênicos, existem alimentos que possuem uma capacidade de gerar maior saciedade entre as refeições, o que ajuda no controle do peso e faz com que a pessoa se alimente em menores quantidades.

Segundo Natasha, alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis auxiliam no emagrecimento, na manutenção de um peso saudável, na redução da absorção de gorduras e açúcares e ainda auxiliam no bom funcionamento intestinal.


Veja a lista de alimentos que acabam com a sua fome dando maior saciedade:


Pães integrais;
Aveia;
Linhaça;
Abacate;
Castanhas;
Frutas;
Carnes magras;
Laticínios desnatados;
Folhas verdes.

Lanchinhos estratégicos e atividade física

Outra estratégia para a manutenção do peso, segundo a nutricionista, é realizar lanches intermediários (entre as refeições).
“É importante para manter o metabolismo ativo e estimular a queima de gordura. Mas, caso for uma pessoa que não sente muita fome nos intervalos, não é obrigatório comer. Os lanches só irão fazer com que mantenha o apetite controlado durante o dia”, informa Natasha. 
Para aqueles que sentem mais fome nos intervalos entre as refeições, é interessante quem comam alimentos que proporcionam maior saciedade, ricos em fibras e gorduras saudáveis. “Comer de 3 em 3 horas pode ser interessante para algumas pessoas e não ser para outras, depende do estilo de vida e dos hábitos alimentares de cada um”, complementa.

Natasha lembra que outra questão importante no emagrecimento é o papel do exercício físico.
“O exercício promove mudanças hormonais e a manutenção da massa magra. É um grande aliado do metabolismo em repouso, formando o ‘casamento perfeito’ entre alimentação e exercício físico”, finaliza a nutricionista.

Fontes consultadas: Revista Viva Mais / G1 - Bem Estar


Topo