Alho-poró benefícios a saúde - Ajuda até seu coração

aliadosdasaude.blogspot.com.br
Alho-poró benefícios a saúde - Ajuda até seu coração

O alho-poró auxilia na redução do colesterol,  tem ação anti-inflamatória, e ajuda a eliminar as toxinas do organismo. 

O alho-poró tem várias vitaminas como A, C, K e do complexo B, além de diversos sais minerais como fósforo, ferro, cálcio e manganês.

Também conhecido como alho-francês ou alho-porro, o alho-poró é bastante utilizado na culinária em diversas partes do mundo. Esse tempero era, há muitos anos, já utilizado pelos egípcios, romanos e gregos e após esse período, o alimento se expandiu por toda a Europa. 


Ele tem o gosto um pouco mais suave do que a cebola e ganhou muito espaço na cozinha e em pratos de chefes famosos.

Além de ser um alimento saboroso, o alho-poró consegue oferecer diversos benefícios para a saúde.
No alho-poró, assim como no alho comum, é possível encontrar uma substância chamada alicina que ajuda a melhorar o sistema imunológico e e reduzir as taxas de colesterol. Esse alimento também consegue concentrar altas quantidades de flavonoides, poderosos antioxidantes que também possuem ação anti-inflamatória e antibacteriana.

Outra vantagem do alho-poró diz respeito às pessoas que sofrem com problemas renais. O alho comum tem um elevado teor de potássio o que é ruim para quem tem alguma patologia renal já que pode haver a formação de pedras nos rins, pois o sistema nefrológico já não consegue filtrar os sais minerais como as pessoas comuns. Assim, na hora de temperar algum prato esse grupo pode facilmente substituir o alho comum pelo alho-poró que tem metade da taxa de potássio que o seu primo.

Alho poró é um vegetal que pertence à mesma família botânica que a cebolinha, alho, cebola, cebolinha e chalotas.

Conheça os seus benefícios 

Propriedades anti-câncer
Alho-poró são uma boa fonte de sulfetos de alila que, segundo estudos, podem reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer, especialmente de estômago, próstata e câncer de cólon.

Protege contra doenças cardíacas
Vários estudos têm mostrado que os membros da família Allium, incluindo o alho-poró, ajudam a controlar a pressão arterial, o que ajudar a prevenir doenças cardíacas como a arteriosclerose, acidente vascular e insuficiência cardíaca.

Combate infecções
Alho-poró também atua como um agente anti-séptico, que ajuda o corpo a lutar contra infecções. Pode aplicar extrato de alho-poró numa ferida para prevenir a infecção.

Melhorar saúde digestiva
Alho-poró é um dos poucos alimentos que contêm probióticos, um tipo de bactéria boa, que é necessária para uma melhor absorção de nutrientes. Ele elimina resíduos nocivos no corpo, estimula a ação peristáltica e secreta fluidos digestivos, melhorando assim a função digestiva.

Manter níveis saudáveis ​​de colesterol
Um consumo regular de alhos franceses tem sido associada com a diminuição do mau (LDL) de colesterol e aumentar no nível de bom (HDL).

Bom para as mulheres grávidas
Alho-poró é muito indicado para mulheres grávidas, pois contêm considerável quantidade de ácido fólico. O consumo de folato durante a gravidez tem demonstrado reduzir o risco de defeitos do tubo neural.

Fortalece os ossos
Alho-poró são uma rica fonte de cálcio e magnésio. O cálcio juntamente com magnésio é essencial para a saúde do osso, ajudando a converter vitamina D para a sua forma activa no organismo e, assim, reforçar os ossos.

Previne anemias
Devido ao seu teor de ferro, alho-poró também pode ajudar na prevenção de vários tipos de anemia, particularmente anemia por deficiência de ferro. Também é rica em vitamina C, que pode ajudar na melhor absorção de ferro no organismo.

Como escolher
Ao comprar alho-poró fique atento às cores que ele apresenta que devem ser vibrantes. O talo deve estar branco (mesmo se estiver levemente amarelado deve ser descartado) e as folhas na cor de um verde vivo. As folhas devem também estar bem firmes, intactas e levemente rígidas. Escolha alho-poró menores, eles tendem a ser mais macios.

Para higienizar o alho-poró para por na comida, o ideal é que ele seja lavado depois de cortado, pois tem muita terra e outros produtos químicos entre as folhas e estas não podem ser desfeitas se não o alho perde o seu formato. Ele deve ser colocado numa vasilha com água e vinagre ou água sanitária e continuar o ritual de limpeza normal de qualquer outra verdura ou hortaliça.



Um comentário

  1. Que postagem legal, eu já como esse alimento, amo essas coisas... ahahaha
    Parabéns pelo blog.
    Você gosta de estética? Eu fiz um novo blog, vou falar de alimentação também...
    Se quiser me visitar
    Esteticando-se

    ResponderExcluir

Somos gratos por seu comentário. Responderemos o mais breve possível!

Topo