Caldo de Cana - Energético natural e ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico! |
O suco da cana, ou caldo de cana como é popularmente conhecido, é uma bebida extremamente energética, muito apreciada, e ainda traz vários benefícios a saúde!
É composto basicamente de água e sacarose (açúcar) e conserva todos os nutrientes da cana-de-açúcar: minerais (ferro, cálcio, potássio, magnésio, sódio, fósforo e cloro); vitaminas do complexo B e C; proteínas, ácidos graxos, ácidos fenólicos e flavonóides.
Trata-se de uma bebida energética capaz restaurar o glicogênio muscular (energia armazenada nos músculos), além de ajudar na hidratação (por conter sódio e potássio) e auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico (pela quantidade de vitaminas que apresenta), com ótima indicação para atletas e praticantes de exercícios físicos.É consumido na sua forma pura e também com a adição de limão, abacaxi ou outras frutas ácidas que contrastam com seu sabor adocicado. Além de bastante gelo para aumentar sua refrescância.
O caldo de cana dá origem aos diferentes tipos de açúcares de cana (como o demerara e o açúcar mascavo), bebidas alcoólicas como a cachaça e o rum, combustível etanol e subprodutos como a rapadura, o melado e fibra de cana.
Caldo de cana - Benefícios
O extrato ou caldo de cana é muito utilizado na medicina Ayurveda como terapia para diferentes doenças e sintomas. Por essa razão, muitos estudos foram realizados para verificar os benefícios do caldo de cana para a saúde. Em função da sua composição, os achados gerais foram:
➤ Fortalecimento do sistema imunológico
➤ Melhora dos processos inflamatórios
➤ Ação antitrombótica
➤ Recuperação energética
➤ Antioxidante
Composição do caldo de cana
O caldo de cana ou a garapa é o líquido resultante do processo de moagem da cana de açúcar. O suco resultante dessa moagem (elétrica ou manual) da cana, quando consumido no momento ou pouco tempo depois do seu processamento, preserva todos os seus nutrientes, como:
- Minerais, principalmente: ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo e magnésio
- Vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A
- Carboidratos, dos quais: sacarose, glicose, frutose, amido
- Proteína
- Ácidos graxos
Caldo de cana e prática de atividade física
O caldo de cana é considerado um alimento energético de alto índice glicêmico, por essa razão é utilizado como repositor de energia em atletas, utilizado no pós-treino e durante períodos de competição que demandam maior esforço físico com menor tempo de recuperação. A ideia principal é repor os estoques de glicogênio hepático e principalmente do glicogênio muscular, diminuindo a sensação de fadiga muscular e melhorando a recuperação dos tecidos.
Caldo de cana engorda?
Assim como qualquer alimento ou produto, isoladamente, o caldo de cana não engorda. É importante saber que dentro da pirâmide alimentar, pelo seu alto conteúdo energético provindo principalmente pela glicose e frutose presentes naturalmente em sua composição, esta bebida pertence aos grupos de doces e açúcares, onde a recomendação presente na pirâmide alimentar brasileira é o consumo de 1 porção ao dia.
Porção caldo de cana 150ml (copo pequeno)
Calorias: 123Kcal
Açúcares: 30, 75g
Caldo de cana faz mal?
Relatos de intoxicação alimentar após o consumo de caldo de cana estão ligados, principalmente, às condições higiênico-sanitárias do local de processamento, do manipulador e se a cana de açúcar foi higienizada e armazenada adequadamente antes de ser processada, por essa razão é importante estar atendo na hora de escolher o local de compra.
Caldo de cana é contra-indicado para gestantes?
O consumo de caldo de cana por gestantes deve ter atenção redobrada nas questões higiênico-sanitárias, pois contaminações e infecções causadas pelo consumo de alimentos inseguros podem ser prejudiciais para o bebe, por essa razão, muitos profissionais da saúde solicitam que o consumo do caldo de cana seja evitado durante este período. Outro fator que pode influenciar nesta restrição é a presença da diabetes gestacional que pode se desenvolver em algumas mulheres durante este período.
Caldo de cana faz mal para diabetes?
Na diabetes os indivíduos necessitam fazer o controle da ingestão de alimentos ricos em açúcares e doces, como o caldo de cana de açúcar. Apesar de serem açúcares presentes naturalmente na cana de açúcar, a alta concentração de sacarose, glicose e frutose pode aumentar rapidamente a glicemia e desencadear crises, por essa razão, o consumo dessa bebida deve ser evitado, já que a porção de um copo pequeno (150 ml) possui cerca de 30g de açúcar de alto índice glicêmico.
Caldo de cana faz bem para gripe?
Estudos já demonstraram que o consumo de caldo de cana pode melhorar e estimular o sistema imunológico e os processos inflamatórios, além disso, por ser um alimento energético pode ser consumido durante episódios de gripe ou resfriado.
Fonte: Natue / Folha de Londrina / Seleções
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Somos gratos por seu comentário. Responderemos o mais breve possível!