Obesidade - Principais problemas de saúde que ela pode causar


Como nosso blog é voltado para a saúde alimentar e a qualidade de vida, não podemos deixar de estar repetindo neste ponto que é o combate a obesidade, hoje um dos grandes males da humanidade, inclusive em países em desenvolvimento como o nosso.

Somente como mais um alerta, seguem:

Os 10 principais problemas de saúde que a obesidade pode causar

1. Hipertensão

Milhões de pessoas sofrem deste mal, que também é um fator de risco para doenças do coração. A pressão arterial tende a aumentar com o aumento de peso e com a idade. Quem está acima do peso e tem pressão alta, com uma perda de peso de cerca de quatro quilos, pode surpreender-se com a regressão dos níveis da pressão arterial para valores seguros.



2. Diabetes

A obesidade é considerada como um dos fatores mais significativos para o desenvolvimento de resistência à insulina, que acaba por levar à diabetes tipo 2. De acordo com a OMS, mais de 90% dos diabéticos no mundo têm este tipo da doença. Estar acima do peso ou ser obeso contribui para a diabetes e torna as células mais resistentes aos efeitos da insulina. Uma perda de peso de 7 a 9 quilos ajuda diminuir substancialmente este risco.

3. Doenças do coração

A obesidade é um importante fator de risco para desenvolvimento de doenças coronárias, com risco de provocar um ataque cardíaco. Quem está acima do peso tem mais probabilidade de vir a sofrer um ataque cardíaco antes dos 45 anos. Adolescentes obesos têm um risco maior de ter um ataque cardíaco antes dos 35 anos do que adolescentes não obesos. Assim como no caso do diabetes, perder entre sete a nove quilos ajuda a reduzir o risco de doenças do coração. Exercitar-se regularmente reduz ainda mais este risco.

4. Colesterol elevado

É uma das principais causas de ataques cardíacos. O tipo de colesterol que está envolvido no aumento deste risco é o LDL. Quando os níveis de LDL (mal colesterol) aumentam, o risco de doenças coronárias sobe 20%. E, novamente, perder peso ajuda a controlar os níveis de LDL.

5. Câncer

O excesso de peso aumenta em 50% o risco de desenvolver diversos tipos de câncer.

6. Infertilidade

Mulheres com excesso de peso apresentam um risco mais elevado no que se refere a problemas de infertilidade, assim como de câncer do ovário. O nosso organismo deve ter um peso adequado para produzir a quantidade certa de hormonas e regular os processos de ovulação e menstruação. Os homens obesos revelam maior probabilidade de desenvolver problemas de mobilidade e produzir menor quantidade de espermatozoides.

Aprenda a se cuidar melhor, faça um curso sobre alimentação saudável:

7. Dor lombar

A obesidade é um dos fatores que mais contribuem para as dores lombares e articulares. O excesso de peso pode causar lesões nas partes mais vulneráveis da coluna vertebral (as sobrecarregadas pelo peso corporal). Estar acima do peso também aumenta o risco de desenvolver osteoporose, artrite e osteoartrose.

8. Infeções de pele

Obesos e indivíduos acima do peso podem ter dobras na pele. Essas dobras podem ficar irritadas pelo atrito e suor, o que pode dar origem a infeções de pele.

9. Úlceras

A obesidade pode contribuir para o desenvolvimento de úlceras gástricas. Estas ocorrem quando existe um desequilíbrio no estômago pelo aumento de ácido gástrico segregado. O risco é maior no caso dos homens.

10. Pedras na vesícula biliar

Estar muito acima do peso aumenta o risco de desenvolver pedras na vesícula, especialmente nas mulheres. Elas ocorrem quando o fígado elimina uma quantidade elevada de bílis, a qual é armazenada na vesícula biliar. A bílis tem a função de ajudar a dissolver as gorduras, e uma dieta rica em gorduras aumenta a sua produção. As pedras na vesícula são mais comuns em mulheres mais velhas e com história familiar da doença.




Topo