Nectarina - O néctar dos deuses

aliados da saúde
Nectarina - O néctar dos deuses

Mais doces e mais nutritivas do que os pêssegos, seu primo genético, as nectarinas foram batizadas com este nome em homenagem ao deus grego Nekter, sendo que posteriormente seu suco ficou conhecido como néctar dos deuses!

A nectarina possui um alto teor de betacaroteno, um antioxidante que o organismo converte em vitamina A, que é a vitamina essencial para a saúde dos olhos, da pele, do cabelo, das unhas, ossos e dentes.


Esta é a nectarina, fruta muito saborosa, normalmente descrita como um pêssego sem pelo. Conheça mais benefícios desta fruta:

Uma nectarina de tamanho médio tem 65 calorias e além de fornecer vitamina A, também contém boas quantidades de potássio e também vitamina E, outro importante antioxidante. Além de pequena quantidade de vitamina C.

Como já citado acima, a nectarina é rica em antioxidantes, principalmente carotenóides, que ajudam a proteger contra o câncer e outras doenças ao reduzir os danos celulares que ocorrem quando o corpo queima carboidratos, gorduras ou proteínas.

A nectarina também é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, sendo assim uma aliada da saúde do coração. E a casca contém fibras insolúveis que ajudam a prevenir a prisão de ventre.

Ao ser cortada ou picada a nectarina libera uma enzima que provoca o escurecimento da polpa. A fruta então fica com uma aparência escurecida,  que acaba deixando a fruta com uma aparência menos apetitosa, mas o escurecimento não altera o seu sabor ou teor nutricional. Para diminuir este efeito de escurecimento, basta mergulhar a fruta numa solução de água e vinagre ou limão (1 colher de sopa para 1 litro de água), ou borrifar um pouco de limão sobre a fruta, o que ainda a torna mais saudável.

Acerte na hora de comprar
Na hora de comprar a nectarina, procure as que estejam firmes, mais com coloração brilhante. A fruta pode ser comida quando ao apertarmos um pouco a polpa cede, e seu cheiro doce e frutado estiver bem evidente.
Se for comprada sem estar completamente madura, basta colocá-las em um saco de papel em temperatura ambiente, assim, dentro de um a dois dias a fruta deverá estar madura, prontinha para o consumo. Se algumas frutas ficaram duras ou com a casca escura, melhor jogar fora, pois mesmo que fiquem macias por dentro, com certeza não estarão doces ou saborosas.

Atenção:
O caroço da nectarina contém amigdalina, um composto que se converte em cianeto no estômago. Embora engolir acidentalmente um caroço não seja prejudicial, consumir vários caroços de uma vez pode provocar reação de envenenamento por cianeto. Assim, nada de dar a fruta com caroço às crianças.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Somos gratos por seu comentário. Responderemos o mais breve possível!

Topo