Exercícios que ajudam a prevenir doenças

Conheçam a simplicidade destes exercícios que ajudam a prevenir doenças.


Na maioria das vezes, as coisas mais simples trazem grandes resultados. 


Exercícios simples que ajudam a perceber o funcionamento do corpo e prevenir doenças



Você já parou para reparar na maneira como se levanta da cama? Ou se sua cabeça está alinhada com os ombros e o quadril? Segundo especialistas, desenvolver uma consciência corporal — dar atenção diferenciada ao que geralmente passa despercebido — faz uma grande diferença para a saúde e pode ajudar a prevenir doenças.
Por meio de exercícios simples, que podem ser feitos diariamente em cerca de 15 minutos (veja abaixo), é possível ampliar essa consciência corporal. Pessoas com uma percepção mais aguçada do funcionamento de músculos, articulações, órgãos e respiração conseguem usar o corpo com mais eficiência, em movimentos mais inteligentes e harmoniosos, sem gerar desequilíbrios.
— Muitas vezes, só notamos que o corpo fala quando algo dói. Quem passa a se exercitar com esse diferencial (de adquirir consciência corporal) começa a fazer um trabalho de prevenção de lesões, por exemplo. Além disso, os exercícios são considerados terapêuticos — explica a bailarina, terapeuta corporal e gerontóloga Monica Pimenta.







Atenção aos sintomas
De acordo com o fisioterapeuta Roberto Quintana, a falta de consciência corporal faz com que muitas pessoas negligenciem sintomas de que há algo errado.
— O grande lance é se policiar e buscar perceber o corpo em todas as situações da vida. Com isso, o indivíduo se antecipa e não deixa um problema se prolongar — afirma o especialista.
Os cinco sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato) são aliados que auxiliam no reconhecimento do que ocorre internamente no organismo. Mas a principal ferramenta para aprimorar a consciência corporal é a respiração.
— É preciso inspirar e expirar adequadamente, entender que o ar deve entrar de um jeito e sair de outro. Mas isso geralmente passa batido — diz Quintana.
Para o fisioterapeuta, o desconhecimento do corpo é comum porque não faz parte do nosso costume ensinar exercícios de consciência corporal. Ele defende que tais técnicas deveriam ser aprendidas desde a infância.
— E é algo para ser aprimorado pelo resto da vida — completa Monica Pimenta.
A simples apuração do olhar para a posição da cabeça em relação ao tronco dá uma noção mais ampla do organismo. Quando ela é posteriorizada, podem ocorrer danos na coluna cervical. Caso seja anteriorizada, é possível que músculos do pescoço estejam sofrendo encurtamento e, consequentemente, a respiração esteja dificultada.
— Falta orientação. Se as pessoas soubessem a maneira certa de andar e sentar, por exemplo, poderiam evitar uma série de problemas — destaca Roberto Quintana.
Da mesma forma, atentar para o alinhamento do quadril ajuda a prevenir dores lombares, e tirar o corpo da cama calmamente dá mais disposição para o dia.
Respiração
Tomar consciência de como o ar entra no corpo e corrigir a respiração curta é essencial para o bem-estar físico e mental, comprovam estudos. Todos os exercícios para aprimorar a consciência corporal têm efeito ampliado se forem associados à prática da respiração correta.
Dicas
Para liberar o osso esterno, no tórax, e as tensões emocionais inspire e solte o ar falando a letra “a”, dando entonação de alívio. Para trazer maior estado de presença para o corpo, acalmar-se e equilibrar o estado psicológico, expire devagar falando a letra “x”. Outro exercício é inspirar por uma narina e eliminar o ar pela outra.

Fonte: extra.globo.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Somos gratos por seu comentário. Responderemos o mais breve possível!

Topo