A cebola além de ser a companheira ideal para a maioria dos nossos temperos, devido ao seu sabor e aroma característicos, também é indispensável a nossa saúde.
Ela é muito conhecida por nos fazer chorar mesmo quando estamos felizes, ou por denunciar que foi consumida pelo hálito inconfundível que deixa. Mas tudo isso é irrelevante quando comparado aos inúmeros benefícios.Saiba mais sobre a cebola, seus mitos e verdades!
A roxa é mais nutritiva que a amarela
A cebola roxa contém maior concentração de quercetina (antioxidante) que ajuda a diminuir as cólicas menstruais e de inulina (fibra solúvel), capaz de manter a microbiota intestinal saudável. Há também um benefício adicional: a presença das antocianinas, responsáveis pela coloração roxa, que desempenham uma função antioxidante no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce.
Posso comer cebola todos os dias
Não existe nenhuma contra-indicação para a ingestão diária. A cebola ajuda a reduzir o colesterol, ajudando a manter o coração saudável, reduz excessos de glicose no sangue — o que é muito bom para pessoas com diabetes —, é anti-inflamatória (ajuda no emagrecimento, já que a obesidade é uma inflamação) e previne certos tipos de câncer, inclusive o de próstata. Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri, em Milão, na Itália, o consumo de duas cebolas por semana é suficiente para derrubar em 56% o perigo de tumores na laringe, menos 43% nos ovários e 25% nos rins. Para quem come todos os dias, as chances de ter câncer colorretal são 56% menores e o de boca, 88%.
Possui importância nutricional
A cebola contém quercetina, rutina e outros antioxidantes importantes para manter as defesas do organismo, para neutralizar os radicais livres e para ajudar a prevenir o envelhecimento precoce. Quando consumida crua é mais nutritiva, pois seus nutrientes não sofrerão alterações ocasionadas pelas altas temperaturas. Para não perder os benefícios, o ideal é preparar refogados ou outros pratos quentes e acrescentar a cebola depois de apagar o fogo.
Faz chorar
E a razão de toda a choradeira que a cebola provoca é uma substância chamada sulfóxido de cisteína, que é lacrimogênea e volátil, ou seja,se dispersa facilmente no ar, em forma gasosa, afetando todos que estão próximos. Vale lembrar que o mau hálito é ocasionado por essa mesma substância,porém, se os dentes e a língua forem bem escovados logo após a ingestão do alimento, é possível amenizar bastante o odor.
É bom para gripes e resfriados
A cebola contém flavonoides (como quercetina e rutina), antioxidantes que melhoram as defesas do organismo, ajudando a evitar tanto as gripes e os resfriados como outras infecções em geral, além de proteger as artérias do acúmulo de colesterol. O alimento também é rico em adenosina, uma substância que age no organismo melhorando o fluxo do sangue.
Atua contra os fungos, prevenindo as micoses
Por ser microbicida — com ação semelhante à dos antibióticos —, destrói certos micro-organismos, como os fungos causadores de micose. Outra vantagem é seu alto poder desinfetante anti-inflamatório e bactericida, que pode ser utilizado como antídoto em picadas de aranhas ou em furúnculos. Para isso, coloque uma rodela fina em uma xícara de água fervida, abafe e aplique o líquido na lesão.
Fonte: Revista VivaSaúde / www.aliadosdasaude.com.br
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Somos gratos por seu comentário. Responderemos o mais breve possível!