Além de possuir benefícios imediatos para a saúde, o peixe também é conhecido por evitar uma longa lista de doenças, como Alzheimer e depressão.
A quantidade de benefícios que estão ligados ao consumo de peixes é muito grande: possui menos calorias do que a carne vermelha e de frango, é rica em ômega-3, cálcio e vitamina D e está repleto de minerais saudáveis, como ferro e magnésio.
De acordo com dados do Ministério da Pesca e Aquicultura, o brasileiro consome hoje cerca de 9 kg de peixes por ano, o que ainda é inferior ao que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) recomenda, que é de 12 kg por pessoa.
Se você ainda não se convenceu da importância dos peixes para a sua saúde, aqui estão sete motivos que podem lhe fazer mudar de ideia:
1 - Ajuda a reduzir o risco de câncer
Os ácidos graxos encontrados nos peixes podem reduzir o risco de alguns tipos de câncer em até 50%. Juntamente com o ômega-3, os peixes contêm selênio, um elemento químico que tem propriedades anticancerígenas.
2 - Combate a Depressão
O ômega-3 encontrado nos peixes colabora para elevar os níveis de serotonina, uma substância química do cérebro que ajuda a combater a depressão.
3 - Melhora a visão
Estudos têm mostrado que o ácido graxo encontrado em peixes, fortalece as membranas celulares e proporciona suporte estrutural para os olhos.
4 - Reduz a inflamação
O Ômega-3 encontrado nos peixes também ajuda a regular o ciclo de inflamações em seu corpo, o que previne e alivia condições dolorosas, como a artrite.
5 - Promove a saúde cardiovascular
Ao reduzir a inflamação, o peixe também ajuda a melhorar a elasticidade dos vasos sanguíneos e colabora para diminuir o colesterol ruim, reduzindo o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.
6 - Combate à demência
Estudos têm demonstrado que os idosos que comem peixe ou frutos do mar pelo menos uma vez por semana, têm menos chances de ter demência, mais especificamente a doença de Alzheimer.
7 - Combate a Diabetes
Estudos realizados pela OMS mostraram que comer peixes ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue e diminui o risco das pessoas desenvolverem diabetes.
Dica: sardinha, tilápia, pescada branca, curvina e tainha são peixes altamente nutritivos e que, dependendo da época do ano, possuem um custo baixo. O importante é saber que existem várias espécies de peixe que irão agradar ao seu paladar e bolso.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Somos gratos por seu comentário. Responderemos o mais breve possível!