Hoje, 20 de Outubro, é o dia Mundial e Nacional de combate a osteoporose.
Para ajudar no combate, algumas dicas!
A osteoporose é uma doença que deixa os ossos porosos, frágeis e quebradiços, desta maneira são mais susceptíveis à fraturas.
A osteoporose acomete principalmente as mulheres após os 50 anos, devido a questão hormonal.Os ossos, além de darem sustentação para nosso corpo também são fonte de cálcio, mineral essencial para o desempenho de várias funções vitais do organismo. Ao contrário do que muita gente pensa, o osso é uma estrutura viva.
Por ser uma doença silenciosa, praticamente sem sinais e sintomas de alarme as pessoas só descobrem com as fraturas propriamente ditas. Assim, a prevenção toma um papel ainda mais fundamental.
No caso dessa doença, a prevenção começa na infância até por volta dos 25 anos, onde a matriz de cálcio vai sendo formada. Nesse período é extremamente importante ingerir alimentos ricos em cálcio como leite e seus derivados, vegetais verde escuros, peixes (especialmente a sardinha).
É como se fizéssemos uma poupança. Até os 25 anos só guardamos cálcio. A partir disso começamos a gastar. Se gastarmos através do processo de reabsorção óssea mais do que acumulamos, temos como conseqüência a osteoporose e conseqüentemente risco aumentado de fraturas , especialmente de fêmur e quadril.
Dentre as medidas preventivas também destacam-se a prática de atividades físicas regulares, porém sem impacto e o hábito de tomar sol (recomendado pela manhã ou no fim da tarde). O sol ajuda a fixar a vitamina D dos alimentos, que também representa uma grande aliada no enfrentamento da osteoporose.
O cigarro e o consumo excessivo de café também aumentam o risco de osteoporose, pois prejudicam a absorção do cálcio do alimentos.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Somos gratos por seu comentário. Responderemos o mais breve possível!