O verão chegou com tudo, e com o sol forte, um grande inimigo tende a se aproveitar para perturbar a nossa saúde, o câncer de pele!
O Brasil deve registrar 18 mil novos casos de câncer de pele neste ano, seis mil só do tipo melanoma, que é um dos mais agressivo.
Conversamos com a oncologista e membro do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado Pela Vida, Carolina Kawamura, sobre o cuidado da prevenção, os sintomas e tratamento do câncer de pele.“A exposição a radiação ultra-violeta, ou seja, ao sol, é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele, dentre eles, o mais sério que é o melanoma”, esclarece.
Ela diz que a doença não é tão fácil de se tratar. Felizmente, a maior parte dos cânceres de pele é do tipo carcinoma, que tem tratamento mais simples, que pode ser tratado com a biópsia.
Ainda segundo a médica, o melanoma pode ser curável com o tratamento cirúrgico local, sem imunoterapia e outras formas mais agressivas, mas é um tipo de câncer de pele que quando diagnosticado de uma maneira mais avançado ou quando é do tipo mais agressivo se torna um tratamento bastante complexo.
Portanto, a melhor arma é a prevenção, muito protetor solar, roupas compridas, mas confortáveis, principalmente à tarde ou na prática de esportes ao ar livre como ciclismo, corridas longas, caminhadas longe da orla.
Mais antes de tudo, não esquecer da hidratação, antes, durante e depois, muita hidratação, tanto interna como externa. Proteção para a pele e ao organismo como um todo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Somos gratos por seu comentário. Responderemos o mais breve possível!