Diabetes e inflamações - 5 Alimentos que previnem inflamações


aliadosdasaude.blogspot.com.br

Quem sofre de diabetes já sabe, qualquer cortezinho pode levar a uma inflamação.

A inflamação é uma resposta natural e necessária quando as bactérias entram no organismo, a fim de nos proteger do mal.


Este tipo de inflamação é conhecido como inflamação aguda e é gerada quando nos cortamos ou recebemos algum tipo de dano imediato.

Outro tipo de inflamação é o que chamamos de inflamação crônica, a qual surge quando a resposta inflamatória do organismo não esta bem regulada e assim, nós experimentamos sintomas tais como acne, alergias, dores articulares, aterosclerose e até mesmo doenças auto-imunes como a diabetes por exemplo.

Por causa desta relação entre o diabetes e a inflamação, nós recomendamos que as pessoas com diabetes mantenham uma dieta carregada de alimentos  com propriedades anti-inflamatórias.

Nesta matéria, nós agrupamos 5 alimentos saborosos e de fácil acesso para uma dieta anti-inflamatória, a qual pode ajudar a combater e controlar o diabetes.

Edamame
estes são os grãos de soja verdes. Eles são deliciosos e extremamente benéficos para sua saúde em geral. A soja tem fitonutrientes, e pesquisadores observaram que este alimento combate a inflamação. Estes grãos reduzem a proteína C-reativa. Altos níveis desta proteína têm sido associados à doença arterial coronariana. Quer saber mais? Bem, este alimento também é rico em proteínas, então, substitua a carne por edamame em algumas de suas refeições.

Salmão
É uma excelente fonte de ômega-3. Apresenta um preço mais elevado (maior que frango e carne vermelha), mas é, sem dúvida, um investimento que vale a pena para a sua saúde. As carnes podem produzir inflamação, mas o salmão, por outro lado, irá ajudá-lo a lutar contra isso. Para usufruir deste benefício, você não precisa comer salmão diariamente, basta adicioná-lo à sua dieta de 2 a 3 vezes por semana.


Gengibre 
Apresenta propriedades capazes de aliviar uma dor de estômago e reduzir náuseas, mas o mais interessante, talvez, seja a sua capacidade para acabar com um processo inflamatório. Este efeito já foi observado em dores pós-exercício, bem como na redução da inflamação de doenças crônicas, como a artrite reumatóide e osteoartrite. O componente exato que faz do gengibre um alimento anti-inflamatório maravilhoso ainda não foi identificado, no entanto, acredita-se que o gingerol seja o composto ativo da planta responsável por estes resultados.

Cerejas
Destacam-se por seu poder anti-inflamatório incrível. As cerejas são ricas em fitonutrientes conhecidos como antocianinas 1 e 2. Em termos simples significa que você recebe o dobro da potência inflamatória em apenas um alimento. E mais… elas são deliciosas e possuem baixo índice glicêmico (por isso não causam picos de açúcar)!

Chás
Podemos dizer que o chá não é um alimento, mas beber chá branco, preto ou verde durante ou entre as refeições pode lhe fornecer agentes anti-inflamatórios potentes.
Além disso, o chá possui antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres. Algumas variedades de chá ajudam a reduzir o açúcar no sangue, o que é extremamente benéfico para as pessoas com diabetes.
Nós devemos consumir 8 copos de líquidos por dia e o chá pode ajudar a atingir este número.

A Natureza nos oferece alimentos que podem ajudar a combater os processos inflamatórios e o que apresentamos neste artigo são apenas alguns dos muitos existentes.

Como regra geral, não devemos limitar o consumo de um a dois superalimentos, pelo contrário, devemos incorporar uma variedade deles em nossa dieta.

Fonte: DiabeTv


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Somos gratos por seu comentário. Responderemos o mais breve possível!

Topo