Noz-moscada - Benefícios para nossa saúde |
Ingrediente comum na culinária do mundo todo, a noz moscada é normalmente utilizada no preparo de pratos quentes, molhos e saladas.
Mas, além de ser um ótimo tempero, esta especiaria possui propriedades medicinais muito úteis e utilizadas desde a antiguidade.
Condimento de cheiro e sabor marcantes também é popular por suas propriedades medicinais que pode ser encontrada em produtos para higiene bucal, dermatológicos, usada em homeopatias e usada para solucionar diversos problemas de saúde.
Esta semente pode desempenhar a função de sedativo, estimulante, relaxante e anti-inflamatório. Auxilia o corpo aliviando dores, e aumentando a circulação sanguínea, promovendo a concentração e combatendo a depressão e problemas respiratórios.
Ela é ainda antibacteriana, rica em óleos essenciais, em vitaminas A, B e C, e alguns minerais essenciais, como potássio, cálcio, ferro e manganês, que é um catalisador para quebrar gorduras e colesterol, um processo importante para quem quer emagrecer.
A semente ainda é rica em ácido fólico, riboflavina, niacina, antioxidantes flavonoides como betacaroteno e criptoxantina que são essenciais para a manutenção da saúde.
Abaixo as principais propriedades da noz moscada e benefícios desta especiaria ao nosso organismo.
- melhora a circulação sanguínea;
- atua na prevenção do câncer;
- higieniza a pele e a boca;
- ajuda no controle da pressão;
- melhora estados depressivos;
- é afrodisíaca;
- ajuda a combater gases;
- estimula o cérebro;
- ajuda a controlar a glicose no sangue;
- melhora o desempenho do fígado e pâncreas;
- diminui as dores reumáticas;
- ajuda no combate a inflamações.
Uso medicinal
Chá de noz-moscada
Chá de noz-moscada
Ferver um litro de água, desligar o fogo, ralar meia noz-moscada, colocar na água fervente por três minutos. Coar e tomar uma xícara pela manhã ou antes de dormir.
Restrições no consumo
Devem ser consumidas no máximo duas colheres de chá de noz-moscada ralada por dia, evitando assim efeitos contrários à saúde. O excesso pode causar intoxicação, alucinação, náusea, tontura, suor excessivo, e em casos mais graves até levar a pessoa ao coma.
Seu consumo deve ser evitado pelas grávidas, lactantes e crianças menores de dois anos em qualquer quantidade.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Somos gratos por seu comentário. Responderemos o mais breve possível!