Câncer - Relação entre o câncer e carnes processadas

Câncer - Relação entre o câncer e carnes processadas
Câncer - Relação entre o câncer e carnes processadas
O aparecimento do câncer está mesmo relacionado diretamente ao consumo de carne?

A recente divulgação da OMS (Organização Mundial de Saúde) condenando o consumo de carnes processadas e embutidos, por serem, segundo estudos da Organização, causadores de câncer, está criando muito alvoroço no mundo todo. 

Para tentar esclarecer estas dúvidas, nós do site aliados da saúde,  buscamos maiores explicações sobre este tema, que apresentamos a seguir.


Manter uma alimentação nutricionalmente balanceada é o ideal. Deve-se limitar a ingestão de carne para 2 a 3 vezes por semana e reduzir o tamanho da porção

Em estudo de meta-análise (avaliação de vários estudos publicados) realizado pela OMS, estima-se que a ingestão diária de 50 gramas de carne processada aumente o risco de câncer colorretal em 18%. Segundo dados da OMS de 2012, esse tipo de câncer é o segundo mais diagnosticado em mulheres e o terceiro em homens no mundo.

Muitos casos de câncer têm origem genética ou são causados por infecções ou vírus, não sendo possível controlar seu aparecimento. Entretanto, fatores ambientais e estilo de vida são causadores de alterações celulares que favorecem o surgimento de diversos tipos de cânceres.

Segundo a pesquisadora Angelita Habr-Gama o câncer colorretal encontra-se entre os cinco primeiros cânceres mais frequentes e sua incidência não é homogênea em todo o país, sendo prevalente nas regiões Sul e Sudeste, particularmente, nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

A carne cozida em alta temperatura contém também potentes agentes mutagênicos e cancerígenos na forma de aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. As aminas heterocíclicas mostraram-se altamente mutagênicas e são formadas na superfície da carne quando diretamente cozida na chama ou em altas temperaturas. Agentes carcinogênicos dos produtos da carne vermelha, tais como componentes nitrosos, aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, não foram observados na carne branca, como aves e peixes.

As carnes vermelhas são excelentes fontes de proteína de alta qualidade e têm teor elevado de ferro, zinco e vitamina B12. Entretanto, são fontes especialmente de gorduras saturadas que quando consumidas em excesso, aumentam o risco de doenças cardíacas e outras doenças crônicas. Além de evidências de que o consumo excessivo de carne vermelha aumenta o risco de câncer de intestino.

Deve-se limitar o consumo para 2 a 3 vezes por semana e reduzir o tamanho da porção. Substituir por carne branca (aves e peixes), ovos, leguminosas (soja orgânica, feijão, lentilha, grão de bico), queijos magros, tofu.

Para ajudar a prevenir diversos tipos de câncer deve ingerir regularmente 5 porções de frutas, verduras e legumes e 25g de fibras na dieta.

Dar preferência a alimentos integrais. Para elaboração de sanduíches, em substituição aos embutidos, podem ser utilizados, por exemplo, pasta de grão de bico, pasta de soja, tofu, queijos magros, ovos, pasta de amendoim.

O “European Code Agaisnt Cancer” lista 10 passos ou maneiras para reduzir o risco de ter câncer, entre eles estão:

1 - Não fumar ou utilizar qualquer tipo de tabaco

2 - Manter sua casa e ambiente de trabalho livre do tabaco

3 - Manter peso corporal saudável

4 - Ser fisicamente ativo no dia a dia, limitar o tempo que gasta sentado

5 - Ter uma dieta saudável

6 - Ingerir diariamente cereais integrais, leguminosas, hortaliças e frutas

7 - Limitar a ingestão de alimentos com alta densidade calórica (ricos em gorduras e açúcares) e evitar bebidas açucaradas

8 - Evitar carne processada, limitar a frequência de consumo e a quantidade de carne vermelha

9 - Variedade alimentar; prato colorido; mais natural\ menos processado; menos calorias\ mais nutrientes e moderação no consumo em geral.

10 - Se utilizar bebida alcoólica, limitar a ingestão. Não beber álcool é a melhor prevenção.

A atividade física têm efeitos positivos na prevenção do câncer, pois combate o sedentarismo, ajuda no controle do peso corporal e aumenta o bem-estar.


Fontes: OMS / vidaequalidade.org / aliadosdasaude.com.br


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Somos gratos por seu comentário. Responderemos o mais breve possível!

Topo