O Poder Medicinal do Alcaçuz

Tradicionalmente, o alcaçuz é utilizado no tratamento dos problemas digestivos e do fígado, como hepatite e icterícia (problema que deixa a pele e os os olhos amarelados).

 Esta planta é útil também em todo o tipo de dispepsias,  cólicas intestinais e biliares e gastrite. A raiz do alcaçuz é também um útil cicatrizante de úlceras do estômago e do duodeno.

Ela atua ao formar uma película protetora sobre a mucosa do estômago, protegendo-a da ação corrosiva do suco gástrico, beneficiando uma cicatrização mais rápida. 

O alcaçuz tem ação adstringente, anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante e tônica.

O alcaçuz pode ainda beneficiar em casos de infecções respiratórias, como a bronquite, tosse, infecções pulmonares, faringite, laringite e rouquidão. O alcaçuz ainda facilita a expectoração, acalmando a tosse e desinflamando as vias respiratórias, pois possui ação antibiótica contra as bactérias que afetam os brônquios.
Recentemente, têm sido realizados inúmeros estudos sobre esta planta quanto à sua possibilidade de auxiliar no tratamento de viroses como a hepatite B e o herpes, também no de câncer, principalmente o de próstata. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Somos gratos por seu comentário. Responderemos o mais breve possível!

Topo